Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como foi a Caminhada na Natureza e Inauguração do Salão Comunitário


No domingo, dia 15 de março, de 2020, foi realizada, com sucesso, a 9ª edição da Caminhada Internacional na Natureza, “Circuito Salto Fogueira", em Borrazópolis. A programação do evento, começou logo pela manhã, com concentração; café rural às 7:30 hs; abertura; alongamento e o início da caminhada.

Enquanto os caminhantes fazia o percurso de 11 quilômetros de extensão, sendo que 8 deles foram percorridos às margens do Rio Ivaí e outros 3 quilômetros entre áreas de mata nativa de propriedades de agricultores familiares; no Campo de Futebol Suíço, da comunidade, acontecia o Torneio Suíço, competição organizada pelo Secretário Municipal de Esportes (Cesar Soares) e que teve como campeão o time da "Mulecada", equipe que se sagrou bi-campeã; o Salto Fogueira foi o vice-campeão.

No retorno dos caminhantes, antes do almoço, foi realizado um evento, no Salão Comunitário, que foi oficialmente inaugurado. A obra, de mais de 400 mil reais, se transformou em um centro de recepção de turistas, com banheiros, cozinha, espaço para atividade esportiva, enfim, um Salão Multiuso, que passou a ser o novo Centro de Turismo Rural da APPMBSF (Associação de Pequenos Produtores e Moradores do Bairro Salto Fogueira).

Em seu discurso, o presidente, Paulo Istchuk, falou da conquista; agradeceu os membros da associação; EMATER, prefeitura e todos aqueles que colaboraram para que o sonho fosse realidade. "Certa vez, antes de iniciar este projeto, pedi opinião a uma pessoa e ouvi dela que moramos em um local muito bonito, mas no fim do mundo. Eu disse que não moramos no fim do mundo, mas sim no começo dele e que nada iria nos desanimar", afirmou Paulo emocionado. Ainda, segundo ele, a ideia é levar, alem das caminhadas, outros eventos para o bairro como as Cavalgadas. Paulo pediu apoio as lideranças, para edificação de uma ponte ou balsa, o que deixaria o Salto a 15 quilômetros de três cidades, diminuindo distâncias e facilitando a prática do turismo rural.

No ato de inauguração, o vereador "Cesar do Posto", falou em nome dos demais edis; o Deputado "Cobra Repórter", disse que vai lutar para que as belezas do Bairro sejam divulgadas a nível estadual e federal, com o intuito de atrair novas turistas. Também afirmou que está a disposição para ajudar no que foi preciso, assim como tem feito, desde que foi eleito deputado

A veterinária Vitória Maria Montenegro Holzmann, chefe do Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Ivaiporã), parabenizou a comunidade e falou da parceria com o governo do Estado e com órgãos, como a Emater, para que o desenvolvimento possa ocorrer no Campo.

Por fim, o prefeito Adilson Luchetti, o "Didi", encerrou os discursos, reconhecendo as potencialidades e a importância do Salto Fogueira, para o município. Ele também parabenizou a todos. O Leandro Cividini, da Emater, também foi lembrado pelo apoio que tem dispensado ao bairro e por ter participado das etapas que levaram a conquista do Salão com refeitório, cozinha industrial e agroindústria de panificados. 

O empreendimento foi possível graças ao repasse de R$ 420 mil pela da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, dentro do Programa Pró-Rural. A edificação tem mil metros quadrados e foi adequado para receber turistas e possibilitar que os agricultores familiares comercializem produtos, aumentando a renda e gerando trabalho na comunidade.

CAMINHADA - Durante a caminhada, houve também Feira de produtos locais e apresentações culturais, além do sorteio de uma cesta de produtos da agricultura familiar. Os participantes da caminhada, que participaram pela primeira vez, ficaram encantados com as belezas do percurso e prometeram voltar na próxima.

Berimbau

MAIS FOTOS