Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casos confirmados aumentam para 106 no Paraná


Os casos confirmados do novo coronavírus subiram de 97 para 106 no Paraná, entre a quarta (25) e a quinta-feira (26), de acordo com com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Veja mais abaixo os casos por cidade.

Segundo o boletim, os novos casos são de cinco mulheres e quatro homens, com idades entre 28 e 49 anos. Os registros são de Curitiba (6), Pato Branco (1), Maringá (1) e Rio Negro (1).

Do total de pessoas que contraíram a Covid-19, oito estão em isolamento hospitalar, sedo cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Há 3.847 possíveis casos em investigação no estado, conforme o boletim. Outros 613 suspeitas foram descartadas até esta quinta.

De acordo com a secretaria, todas as notificações feitas pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação. A medida cumpre uma portaria do Ministério da Saúde.

Porém, nem toda notificação representa que o caso seja realmente considerado suspeito, informou a Sesa.

Segundo a secretaria, a portaria exige a notificação imediata. Após isso, o serviço de saúde municipal, por meio de análise clínica, define se o paciente é um suspeito em potencial e verifica se há necessidade de coleta de amostra para a realização de testes.

Casos por município, segundo a Sesa:

Curitiba: 66
Cianorte: 6
Foz do Iguaçu: 5
Maringá: 3
Ponta Grossa: 3
Londrina: 3
Pinhais: 3
Colombo: 2
Cascavel: 2
Pato Branco: 2
Campo Mourão: 1
Campo Largo: 1
Faxinal: 1
Guaíra: 1
Paranavaí: 1
Rio Negro: 1
Telêmaco Borba: 1
Residentes fora do estado: 4

As quatro pessoas residentes fora do estado procuraram atendimento e foram diagnosticadas no Paraná. Três são de São Paulo e uma de Brasília.

Compra de leitos
O Governador Ratinho Junior (PSD) anunciou em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta, novas medidas de saúde para o enfrentamento do coronavírus no Paraná. Uma delas foi a contratação de mais 317 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e de 731 leitos de enfermaria.

A previsão é de que eles estejam disponíveis em até dez dias, segundo o secretário de Saúde Beto Preto. Conforme o governador, com mais essa contratação é possível chegar a 680 leitos de UTI em todo o estado, caso necessário, e até 1.611 leitos de enfermaria.

O governo anunciou ainda a compra de alguns leitos em hotéis de várias cidades para profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à doença e que, eventualmente, precisarem de isolamento de suas famílias.

G1 Paraná