Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja como foi o Corpus Christi


A manhã desta quinta-feira(15/06), feriado religioso de Corpus Christi, foi de muito trabalho para os fieis da Igreja Católica. Em várias cidades da região, é comum encontrar pessoas trabalhando na confecção de longos tapetes, por onde passa a procissão tradicional realizada neste "Dia Santo".

Em Borrazópolis, o pároco: Padre Paulo, convocou a equipe do ECC - Encontros de Casais com Cristo e outros movimentos, para deixar as ruas bonitas para este momento especial. Os organizadores usaram sal pintado com bisnaga para construir lindas imagens coloridas. Também foram utilizados outros materiais, como pó de café; pó de serra; cal e tintas. O resultado ficou perfeito, como o leitor pode conferir nas fotos.

Berimbau

SOBRE O CORPUS CHRISTI
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga. Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Fotos: Ronaldo Senes, o Berimbau | Imagens aéreas: Eduardo Pasqualin