Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhada realizada no Salto Fogueira



 O Bairro Salto Fogueira, localizado a 22 quilômetros do perímetro urbano de Borrazópolis, realizou a sua 8ª Caminhada Internacional na Natureza. Nesta edição 2019, realizada em 24 de março, foram cerca de 700 participantes, superando as expectativas e batendo recorde de caminhantes. A cidade que mais trouxe participantes, foi Maringá, 159 inscritos. Em seguida, Kaloré e Apucarana. 

"Nosso desejo é de agradecimento porque aqui se fez presente pessoas de várias cidades do Paraná. Estamos felizes porque a cada ano aumenta o público, sinal que estamos no caminho certo. Agradeço a todos: Prefeitura, Emater, membros da associação de agricultores que aqui temos e que são os responsáveis para que tudo isso aconteça", disse Paulo Istchuk, um dos líderes da comunidade, em entrevista a Rádio Nova Era e Blog do Berimbau.

Ele também explicou detalhes de uma edificação de mais de mil metros que está sendo construída na sede do Bairro. Trata-se de uma Centro de Atendimento ao Turismo Rural, praticamente inédita na região. O local será totalmente coberto, com quadra esportiva e várias salas que vão abrigar vestiário, cozinha e outros espaços, onde também vai funcionar uma Agroindústria de Panificados. São quase meio milhão de investimentos. "Será um centro esportivo e, nos dias de caminhada, a quadra vira um pátio para recepcionar as pessoas. A ideia é trazer alguns eventos, ou seja, além da caminhada, também: cavalgada; motocross e ciclismo (pedalada), salientou Istchuk.

Segundo Eliana Vargas Prudêncio, da EMATER, a construção do centro, foi possível devido a organização da comunidade, que por intermédio do governo do Paraná, acessou Programa Pró Rural, em parceria com o Banco Mundial. Eliana também lembrou o grande trabalho já realizado por outras funcionárias da Emater, como: Regina Suzin, de Borrazópolis, e a Ivaldete Zarpelon, de Ivaiporã. Representando a prefeitura e o prefeito Adilson Luchetti, o Alessandro Canello, Secretário de Agropecuária, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo; teceu elogios a associação de bairro, afirmando que, na medida do possível, o município tem feito a sua parte para que a entidade possa crescer ainda mais e continuar sendo um orgulho para o município.

TORNEIO
Durante o evento, foi realizado um torneio de futebol suíço, com a participação de cinco equipes. Ao final, foram premiadas: Salto Fogueira, a anfitriã, como a vice-campeã e o time denominado: "Molecada", como grande campeão da competição com os seguintes atletas: Luís Caetano, William Fortunato, Drexler Santos, Victor Henrique, Carlos Eduardo, Bruno Fernando, João Pedro Caetano, Renan Servilha e Eric Servilha.

SOBRE A CAMINHADA - A 8ª Caminhada Internacional na Natureza, em Borrazópolis, aconteceu no Circuito Salto Fogueira. Logo pela manhã, às 07:30 horas, foi servido o café rural; logo em seguida, o professor Alessandro Andrade (Sandro), da Academia de Kung Fu, realizou apresentação com seus alunos. Houve alongamento e outras atividades organizadas pelo moradores.

A caminhada começou no percurso de 10 quilômetros e onde os participantes passaram por propriedades da agricultura familiar, áreas de matas nativas da região, sendo que oito quilômetros são feitos junto às margens do Rio Ivaí. Foram disponibilizados pontos de apoio e descanso, com a distribuição de água. Nesses locais também são carimbadas as carteiras internacionais e crachás dos caminhantes. O projeto Caminhadas na Natureza, é uma ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Instituto Emater. O trabalho tem ainda apoio das prefeituras, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, Turismo Rural na Agricultura Familiar –Rede Traf entre outros parceiros.

Se quiser saber mais sobre a Caminhada em Borrazópolis, fale com a Emater (43) 3452-1602, ou no endereço eletrônico borrazopolis@emater.pr.gov.br. Para o próximo evento, você está convidado.

E assim que data foi agendada, estaremos divulgando em nossas páginas.