Anúncio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Profissionais da Saúde capturam cascavel e bicho barbeiro

     Na quinta-feira(22/11), profissionais da vigilância em saúde, da Regional de Saúde de Apucarana, estiveram realizando algumas atividades na zona rural do município. Os conceituados técnicos, conhecidos como "Passarinho" e "Vicente", fizeram um trabalho, em conjunto, com a vigilância sanitária municipal e visitaram locais onde ainda não foram recolhidos os materiais depositados pela população, durante o arrastão, inclusive elogiaram o empenho da equipe de combate a dengue e vigilância, os quais travaram uma batalha incansável na prevenção. Mas a ação principal foi a realização de uma inspeção em uma fazenda, localizada no Bairro Fogueira, onde foram encontrados há alguns dias, um exemplar de "Bicho Barbeiro" contaminado pelo protozoário parasita Trypanosoma Cruzi, que causa a doença de chagas.

Durante a inspeção, foi também encontrado, dentro de uma tulha velha, uma enorme cascavel e um segundo "Bicho Barbeiro", que vai ser analisado para se apurar se também está contaminado.

O enfermeiro Alexandro, que atua na vigilância e participou das atividades, agradeceu a colaboração dos agentes de saúde, na da zona rural, os quais tem mobilizado a população, orientando quanto as medidas de prevenção e informando que caso eles encontrem estes animais peçonhentos, devem informar e fazer o encaminhamento para o Departamento de Saúde, para análise.

O enfermeiro também orienta que, ao desenvolver atividades rurais, em locais considerados de risco e com a presença de cobras, deve-se utilizar botas de cano longo, tendo em vista que 80% dos acidentes, com estes animais, acometem os membros inferiores.

Texto: Berimbau