DENGUE - Arrastão está sendo realizado para diminuir os casos
A Secretaria Municipal de Saúde de Borrazópolis está intensificando os trabalhos de arrastões no combate a dengue pelo município. Em um novo boletim, a cidade já está com 40 casos confirmados, 125 notificações, 3 casos negativos e 76 pendentes.
“Em locais que somos proibidos de entrar, enviamos a situação ao ministério público, que fica responsável em aplicar medidas a estes moradores, como multas e outras situações” afirma a coordenadora Celina Matias. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de emergência e de forma racional e segura. O inseticida atinge o mosquito adulto, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar. Com a ventilação a uma velocidade de 6 km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia. Atendendo à solicitação dos municípios, o fumacê é utilizado para matar o mosquito na fase adulta e impedir que ele se reproduza e gere mais mosquitos e focos de infecção.
Se você apresentar alguns destes sintomas, procure atendimento médico |
MOBILIZAÇÃO
O fumacê consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Por isso, as famílias devem deixar as janelas e portas abertas para que o fumacê entre na residência e consiga ser mais efetivo no combate ao mosquito. O fumacê é uma estratégia necessária, mas na prevenção e controle da dengue, porém nada é mais importante do que a mobilização permanente da população. As famílias devem evitar o surgimento das larvas do Aedes aegypti que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Os cuidados são simples e já velhos conhecidos da população mas que precisam virar hábitos. Não podem ser feitos nesta semana e na outra semana serem esquecidos. Todo mundo cuidando fica mais fácil prevenir e controlar a dengue abaixando os índices que vem sendo confirmados na cidade. As ações continuam durante toda esta semana.
[ Secretaria de Saúde ]