terça-feira, 27 de outubro de 2015

ENEM 2015 - Temas polêmicos e atrasos marcaram este ano

Provas do Enem 2015 (Foto: G1)

O primeiro dia de provas teve 90 questões de ciências humanas e da natureza, que precisavam ser respondidas em quatro horas e trinta minutos. De acordo com o relato dos professores e alunos, as provas exigiram mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt.

Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.

Primeiro dia em que os candidatos tiveram que chegar às 13h, houve um maior número de casos de atrasados pelo país.


O segundo dia de provas foi dedicado ao conjunto "Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática". Foram cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e produzir uma redação de até 30 linhas sobre o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Na parte dedicada a Linguagens, a prova teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes.

Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV. Cálculo de área, probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas, que exigiu leitura de gráficos.

Como em outros anos, houve atrasos e correria no fechamento dos portões em diversas cidades. [ G1 ]

Curta nossa Fanpage!

BORRAZÓPOLIS ONLINE™ 2015 - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.