quarta-feira, 18 de março de 2015

DENGUE - Arrastão está sendo realizado para diminuir os casos

A Secretaria Municipal de Saúde de Borrazópolis está intensificando os trabalhos de arrastões no combate a dengue pelo município. Em um novo boletim, a cidade já está com 40 casos confirmados, 125 notificações, 3 casos negativos e 76 pendentes.

Na tarde desta segunda-feira 16/03, representantes da regional de saúde de Apucarana, secretaria de obras, e demais agentes de saúde do município, esteve reunida traçando as metas a serem desenvolvidas durante esta semana. A pulverização iniciou pela região da Rua Ceará, onde foi registrado um alto número de casos confirmados de dengue, Aplicando o inseticida pelos quarteirões para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. São cinco ciclos de pulverização que serão aplicados em todos os quarteirões da cidade. Além do Fumacê, os agentes estão visitando todos os quintais em parceria com os funcionários do departamento de obras, colaborando na limpeza e notificando os moradores.

“Em locais que somos proibidos de entrar, enviamos a situação ao ministério público, que fica responsável em aplicar medidas a estes moradores, como multas e outras situações” afirma a coordenadora Celina Matias. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado somente em situações de emergência e de forma racional e segura. O inseticida atinge o mosquito adulto, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar. Com a ventilação a uma velocidade de 6 km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia. Atendendo à solicitação dos municípios, o fumacê é utilizado para matar o mosquito na fase adulta e impedir que ele se reproduza e gere mais mosquitos e focos de infecção. 
Se você apresentar alguns destes sintomas, procure atendimento médico
MOBILIZAÇÃO
O fumacê consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Por isso, as famílias devem deixar as janelas e portas abertas para que o fumacê entre na residência e consiga ser mais efetivo no combate ao mosquito. O fumacê é uma estratégia necessária, mas na prevenção e controle da dengue, porém nada é mais importante do que a mobilização permanente da população. As famílias devem evitar o surgimento das larvas do Aedes aegypti que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Os cuidados são simples e já velhos conhecidos da população mas que precisam virar hábitos. Não podem ser feitos nesta semana e na outra semana serem esquecidos. Todo mundo cuidando fica mais fácil prevenir e controlar a dengue abaixando os índices que vem sendo confirmados na cidade. As ações continuam durante toda esta semana.
[ Secretaria de Saúde ]

Curta nossa Fanpage!

BORRAZÓPOLIS ONLINE™ 2015 - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.