segunda-feira, 9 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - Começa os preparativos na Arena Corinthians para a abertura

Não serão apenas os jogadores das seleções de Brasil e Croácia que transmitirão ao mundo as primeiras impressões da Copa do Mundo de 2014. A partir das 15h15 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, cerca de 600 dançarinos e artistas participarão da cerimônia de abertura da competição - o pontapé inicial está marcado para 17h.

Após meses de treinamento em um clube localizado na Zona Norte de São Paulo, os voluntários realizaram no último domingo o primeiro ensaio técnico na Arena Corinthians. Devidamente trajados com as alegorias e maquiagens que exibirão ao mundo antes de Neymar, Modric e companhia entrarem em campo, todos nsaiaram os passos que prometem contagiar o público no estádio e todos os telespectadores.

Autora e diretora artística do espetáculo, a belga Daphne Cornez dividiu a cerimônia de abertura em três atos: natureza, dança e futebol. A intenção da coreógrafa, que está morando em São Paulo desde outubro, é que o show faça com que o brasileiro se reconheça através dos elementos apresentados, além de apresentar o país ao público estrangeiro.

– Eu fiz várias viagens desde 2012 para conhecer o Brasil. O que eu quero é mostrar o que os brasileiros querem compartilhar. Espero que todo o mundo veja a exuberância da vegetação, a magia da natureza brasileira, a alegria do povo brasileiro através da dança e, claro, o grande tesouro que é o futebol – conta a coreógrafa.

No último domingo, a reportagem do GloboEsporte.com acompanhou o ensaio geral da cerimônia, que terá duração de aproximadamente 20 minutos. Preocupados em guardar detalhes e surpreender o público no dia 12, o Comitê Organizador Local redobrou a atenção na fiscalização e não permitiu imagens dos movimentos dentro do gramado. A preocupação foi tão grande que todos os 600 dançarinos que participarão da abertura não puderam circular com telefones celulares no estádio.

Do alto de um dos setores VIP da Arena, Daphne conversou com os artistas posicionados no gramado e acompanhou a exibição, sempre atenta aos detalhes. Apesar do pouco tempo para trabalhar dentro do estádio (o local será liberado para mais um ensaio, na terça-feira, já com os reforços dos cantores Claudia Leitte e Pitbull), a coreógrafa confia em uma característica dos brasileiros para transformar o espetáculo em sucesso: a energia do povo.

– Todas as pessoas já trazem uma grande emoção, desde os artistas no palco até as da produção. Não vou ter a magia da luz e terei pouco tempo, mas apesar disso terei a energia, o amor e a paixão de todas as pessoas que estão trabalhando nisso há meses – completa.

Dançarinas maquiadas e prontas para o ensaio (Foto: Felipe Zito)

Ansiedade e festa nos bastidores
O primeiro contato das bailarinas e dos voluntários com a Arena Corinthians mexeu com a ansiedade de todos no último domingo. As dependências internas do estádio alvinegro foram transformadas em camarins por onde os mais de 600 participantes tiveram de passar por uma verdadeira transformação.

Apesar das horas na maquiagem e na produção das fantasias, nada de desânimo ou cansaço nos bastidores do ensaio. Muito pelo contrário. Ninguém escondia a emoção de poder fazer parte de um evento de grande porte como a abertura da Copa do Mundo.

– É um orgulho muito grande poder representar o nosso país. Nós deixamos a nossa vida nos fins de semana para estar aqui. Cada um tem a sua atividade, mas, apesar da dificuldade dos transportes, da sociedade e da nossa vida pessoal, fazemos tudo para poder participar desse momento. Apesar de criticarem muito a Copa, é uma experiência que vai ficar para nós. Poder dançar numa Copa no nosso próprio País é uma emoção muito grande – diz Sheila Stravate, de 16 anos.

Nenhum dos participantes recebe para fazer parte da cerimônia. Escolhidos em escolas de dança da capital paulistana, os voluntários abriram mão de fins de semana e horas de lazer para fazer parte do projeto comandado pela belga Daphne Cornez. A poucos dias do pontapé inicial da Copa, a ansiedade toma conta de todos os artistas.

– É um grande desafio representar o Brasil na Copa do Mundo. Não foi fácil, mas vale a pena. O resultado vai ser maravilhoso. O coração está a mil agora, mas está tudo pronto – afirma Flávia Gagliardi, de 32 anos.

– Vai ser uma emoção grande quando estivermos no estádio. É a mesma coisa que os jogadores vão sentir. Todo mundo estará olhando para nós – completa Stephanie Sanchez, de 16 anos.

Para Rafaela Frazão, de 17 anos, o evento terá um gosto ainda mais especial. O motivo? O fanatismo da estudante pelo Corinthians.

– Sou corintiana em primeiro lugar. Eu amo futebol, sou muito fanática. Tenho tudo do Corinthians. Por ser a abertura da Copa, quando todo o mundo estará olhando, ainda mais sendo no estádio do meu time, vai ser muita emoção – Rafaela Frazão, de 17 anos.

Adereços que serão usados na festa do dia 12 estão prontos (Foto: Felipe Zito)

Gramado recebe atenção extra
Administrada pela Fifa até o fim da Copa do Mundo, a Arena Corinthians é submetida diariamente a rigorosos procedimentos de segurança. E um dos itens de maior preocupação é o gramado, que receberá seis jogos do Mundial.

Para evitar qualquer desgaste ou danificação da grama durante o ensaio técnico ou até na própria cerimônia de abertura, o campo permanecerá coberto por uma lona. Com furos pequenos, o tecido protege o gramado e ao mesmo tempo permite a entrada de luz e ar.

A preocupação é tanta que materiais pesados, como carros alegóricos, foram descartados durante o show. Toda a estrutura que permanecerá no espaço em que a bola irá rolar foi analisada para que não prejudique o estado do gramado.

Até as fantasias tiveram de receber algumas adaptações. Apesar de alguns personagens utilizarem pernas-de-pau, a base precisou ser adaptada com uma espécie de prancha para que não provocasse buracos no campo.

Gramado foi todo coberto para ser preservado durante os ensaios e a festa (Foto: Felipe Zito)

[ G1 ]

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.