quarta-feira, 9 de abril de 2014

MUNDO ARTÍSTICO - Valesca Popozuda é homenageada em prova

A prova de filosofia aplicada numa escola do Distrito Federal, que classificava a cantora Valesca Popozuda como uma "pensadora contemporânea" não foi a primeira "homenagem" que a artista recebe dentro de uma instituição de ensino.
No ano passado, Valesca Popozuda foi escolhida por uma turma de formandos do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense como patronesse. Os alunos resolveram quebrar a tradição da faculdade e elegeram a funkeira para nomear o grupo de concluintes da uma classe, que ficou conhecida como “Turma Valesca Popozuda”. A citação se tornou um marco porque foi a primeira vez que o patrono eleito foi uma pessoa famosa, que nunca exerceu atividades acadêmicas.

Sobre a prova de Filosofia, a questão dizia: “Segundo a grande pensadora contemporânea Valesca Popozuda, se bater de frente é: A – tiro, porrada e bomba; B – é só beijinho no ombro; C – recalque; D – é vida longa”. O professor de filosofia, Antônio Kubitschek, que elaborou a prova, afirmou que a atitude não teve a intenção de provocar discussões sobre métodos educacionais, foi sim um teste para verificar a atuação da imprensa e se ela dá destaque às atividades escolares em momentos positivos ou negativos. Ele contou que fez um debate em sala de aula sobre a formação moral, a formação dos alunos, e veio a discussão de como a imprensa participa desses novos valores que vão surgindo. Isso gerou polêmica e a prova se tonou um "teste". Em resposta, Valesca escreveu na sua página do Facebook:

— EU ACHO UMA BOBAGEM ISSO TUDO, talvez se ele tivesse colocado um trecho de qualquer música de MPB ou até mesmo de qualquer outro gênero musical que não fosse o FUNK talvez não tivesse gerado tal problema sabia! Sim eu acredito nisso! E se a polêmica é apenas por ser uma música de funk? E se fosse MPB ou uma música americana que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica? A cantora também afirmou que se sentiu "honrada e duas vezes homenageada tanto pela pergunta quanto com o título de pensadora (Mas isso eu vou ter que recusar porque é um título muito forte e eu ainda não me sinto pronta pra isso hahaha) Diva, Diva sambista, Lacradora essas coisas eu já estou pronta ok, mas PENSADORA CONTEMPORÂNEA ainda não" 

Para finalizar, ela destacou ironicamente que no "mundo perfeito" o funk não presta e a Popozuda não pode ser pensadora:
— Então vamos tacar pedra no professor porque o resto vai continuar da mesma forma... enfim.. é isso que eu penso é assim que eu vejo. UMA POLÊMICA GRANDE por algo pequeno! Beijos pra vcs! Vou ali ler um Machado de Assis e ir treinando pra quem sabe um dia conseguir ser uma pensadora de elite!

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.