sábado, 4 de janeiro de 2014

CLIMA - De um lado muito calor, e de outro muito frio

Temperatura de 30ºC com sensação de 50ºC

A marca é de 30°C e você está derretendo: o calor que você está sentindo é muito maior do que aquele número expressa. Não, o termômetro não está quebrado. A temperatura do ar, que é medida por ele, é diferente da sensação térmica, que ainda sofre influência da velocidade do vento e da umidade relativa do ar. Esta última é a grande culpada pela sensação de calor e abafamento desses últimos dias. Em Guaraqueçaba, no Litoral do estado, os termômetros não passaram de 38° C, mas a sensação térmica foi de 51°C no meio da tarde da última quinta-feira, de acordo com dados do Instituto Meteorológico Simepar.
O meteorologista do Simepar Samuel Braun explica que o jeito mais fácil de entender a sensação térmica, que é um tipo de índice de calor, é diferenciá-la da temperatura do ar. A temperatura que é prevista pelos institutos segue uma série de regras para a medição: está em um abrigo meteorológico, protegido da luz do sol e do vento, a uma distância de um metro e meio do chão, para evitar interferências externas. Já a sensação térmica leva em conta, além da temperatura do ar, outras variáveis, que são a umidade e o vento, e é calculada por algumas equações matemáticas mais complexas.

Nevasca provoca 16 mortes nos EUA, e frio pode bater recorde

Pelo menos 16 pessoas morreram na nevasca que atinge os Estados Unidos, e a expectativa de que a baixa temperatura alcance níveis recordes no domingo tem gerado temores de hipotermia e mais caos nas cidades americanas.Governadores dos estados de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência e pediram aos moradores para não saírem de casa, enquanto centenas de escolas foram fechadas em Boston e em Nova York e milhares de voos foram cancelados em todo o país na sexta-feira.
"Todos os elementos mostram que podem ser registrados índices recordes de baixas temperaturas", "Os que tem menos de 40 anos nunca viram isso." afirmou o meteorologista Ryan Maue, da Weather Bell, na Flórida.
[ Gazeta do Povo ]

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.