domingo, 3 de novembro de 2013

Eleitores de seis cidades voltam às urnas neste domingo

Cerca de 53,2 mil eleitores de seis municípios do Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul voltam às urnas neste domingo (3) em novas eleições para eleger prefeitos e vices. As disputas ocorrem porque os escolhidos em outubro de 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral. Segundo a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato eleito tiver recebido menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado.
Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei. Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores. No Paraná, as eleições deste domingo ocorrem nos municípios de Santa Inês e Inácio Martins.
Em nota, o TSE informou que neste ano já houve eleições suplementares em 59 cidades de 19 estados. A maior parte desses municípios está em São Paulo, onde ocorreram 11 eleições. A corte informou que novas eleições ainda podem ser convocadas pela Justiça Eleitoral.
[ G1 Paraná ]

Novas eleições - confira em quais cidades e quem são os candidatos
Estado
Cidade
Candidatos


Pará
Abeuvaldo Pereira de Souza (PSDB)
Luiz Gonzaga de Albuquerque Sobrinho (PRD)
Valciney Ferreira Gomes (PMDB)


Paraná




Inácio Martins

 
Álvaro Silvino Pasqualin (DEM)
Marino Kutianski (PSDB)
Valdir Cabral da Silva (PDT)
Adenilson Pacheco (PR)
Marcel André Regovichi (PSD)


Pernambuco
Armando Almeida Souto (PDT)
Eduardo Passos Coutinho Correa de Oliveira (PSB)


Rio Grande do Sul
Dalvi Soares de Freitas (PSB)
Roberto Carlos Chrostowski (PDT)
Euclides João Murtelle (PTB)
Lenir Moterle Bessegato (PP)

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.