quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Detran abre inscrições do concurso público para despachantes

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do Governo do Estado, abre nesta quarta-feira (9) o edital do processo seletivo para o credenciamento de novos despachantes. Estão abertas 706 vagas para atuar em 324 municípios.

“O concurso é um dos benefícios da nova lei que regulamenta a atividade dos despachantes no Paraná, assinada pelo governador Beto Richa no mês passado. Entre outras melhorias para a classe, a lei estabeleceu novos critérios para aprovação em concurso público na função, com mudanças na grade curricular, e novo parâmetro para o número de despachantes em cada município”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

LIMITES - Agora, municípios com até 10 mil veículos podem ter dois despachantes. A cada 5 mil novos veículos, mais um despachante será autorizado a atuar. Na antiga lei, eram dois despachantes autorizados a cada seis mil veículos. No Estado, atuam 850 despachantes, que são responsáveis por 70% dos processos que chegam ao Detran. 

“Este é um momento de renovação muito esperado pela categoria. Os novos profissionais aprovados no concurso serão de alto nível e vão qualificar ainda mais o trabalho do setor”, afirma o presidente do Sindicato dos Despachantes do Paraná, Everton Calamucci.



Os municípios com maior número de vagas no concurso para despachantes são Curitiba (38), São José dos Pinhais (24), Maringá (19), Colombo (13), Ponta Grossa (11), Cascavel (10) e Pinhais (10).

CONCURSO PÚBLICO - O teste seletivo para o credenciamento de novos despachantes será feito com uma prova objetiva de conhecimentos e um Curso de Capacitação de Despachantes de Trânsito, ambos em caráter eliminatório. Além disso, é necessário que o candidato cumpra com todos os requisitos especificados no edital, como escolaridade mínima de nível médio. 

A prova escrita, executada pela empresa Noroeste Concursos, será realizada em 16 de fevereiro de 2014, simultaneamente, em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava. A escolha da cidade de realização da prova independe do município para o qual o candidato concorre à vaga.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de novembro, somente pela internet no site www.noroesteconcursos.com.br. Na página inicial do Detran (www.detran.pr.gov.br) também há um banner que redireciona os interessados a página oficial do concurso.

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.