terça-feira, 24 de setembro de 2013

Com 10 horas de antecedência, serviços do governo na internet voltam a funcionar

Os sites e serviços do Governo do Estado estão disponíveis desde as duas horas da manhã desta segunda-feira (23). A complexa operação de migração de equipamentos para o novo Data Center da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), iniciada às 18h de sexta-feira (20), foi concluída com dez horas de antecedência. A previsão era que os sites estariam fora do ar até o meio-dia de hoje (23). 

A operação incluiu a transferência de 750 equipamentos para uma nova sala cofre, um ambiente seguro e moderno de 270 metros quadrados. Com o novo espaço, o Paraná passa a ter estrutura compatível com padrões internacionais de segurança e disponibilidade, garantindo a integridade do conjunto de sistemas informatizados que atendem a toda a administração. A solução contratada é segura contra ameaças físicas, como arrombamento, vandalismo, explosão, colisão, agentes químicos, incêndio e inundação. 

Para a população, toda esta estrutura significa maior segurança e disponibilidade das informações do Governo do Estado. Os serviços mais acessados pelos paranaenses estão nos portais do Detran e da Secretaria da Fazenda. 

“Canalizamos todos os esforços para que a paralisação não afetasse a vida do cidadão paranaense”, explicou o presidente Jacson Carvalho Leite. 



TECNOLOGIA - O novo data center, uma sala cofre certificada internacionalmente, conta com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança. Um dos destaques é a infraestrutura de energia, com dupla abordagem, que inclui uma subestação dentro do próprio prédio, redundância, por meio de estruturas duplicadas de fornecimento de energia como geradores e no breaks, garantindo 99,95% de disponibilidade das informações ali armazenadas. 

As telecomunicações do data center também receberam atenção especial. O cabeamento foi inteiramente modernizado, atualizando os cabos lógicos, o que aumenta em dez vezes a capacidade de tráfego de dados. Já os cabos de fibra óptica também evoluíram, favorecendo uma maior velocidade nos tráfegos de informações. 

Essas tecnologias ficarão protegidas dentro de um ambiente que também oferece sistemas de detecção precoce e combate de incêndios e total proteção contra ameaças externas, incluindo sabotagem e acesso indevido. A infraestrutura será monitorada constantemente. 

[ ANP ]

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.