quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chuvas atinge vários municípios

Godoy Moreira - amanheceu ilhada novamente. Segundo informações de moradores, o motivo é o mesmo de sempre, ou seja, sobe o nível do Rio Corumbataí e a água avança sobre a PR 650.

Rio Branco do Ivaí - enfrenta alagamentos de casas e ainda uma queda de que barreira deixou a cidade isolada
Segundo informações da Defesa Civil, e Polícia Militar, subiu o nível do Rio Branco e com isso, teve com consequência o transbordo de um córrego que corta a cidade. Pelo menos cinco casas foram atingidas e duas delas ficaram alagadas. A principal Avenida da cidade também amanheceu com tráfego de veículo prejudicado.

Grandes Rios - Segundo moradores é a primeira vez na história do município que o rio “Rio Branco” subiu a ponto de transbordar atingindo residências e isolando a localidade Flórida do Ivaí e outros bairros.
Moradores da zona rural de Grandes Rios, falaram que estavam assustados com a enchente do Rio Branco, que corta o município. Na região da localidade de Flórida do Ivaí, a água transbordou por sobre uma ponte, deixando a comunidade isolada. Moradores mais antigos disseram que é a primeira vez na história do município que o “Rio Branco” subiu a ponto de transbordar atingindo residências e isolando a localidade Flórida do Ivaí e outros bairros.

O Rio Ivaí amanheceu nesta terça-feira, dia 25/06, como uma enchente quase que histórica, segundo integrantes da Patrulha Ambiental, formada por pescadores do Porto Ubá, em Lidianópolis. Segundo eles, em 1963, o Rio Ivaí vivenciou uma enchente de cerca de 7 metros acima do nível; e nesta terça-feira, o nível já estava 7.80 metros acima, ou seja, a maior enchente dos últimos anos e com perspectiva de passar dos 8 metros.
OBS: Não houve interdição na Ponte do Porto Ubá, o tráfico continua fluindo normalmente

Foz do Iguaçu - Vazão das Cataratas era 10 vezes acima do normal nesta terça-feira, as equipes de monitoramento registraram cerca de 15 milhões de litros de água por segundo. O índice normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. O volume começou a aumentar logo após as chuvas que atingem todo o estado desde a madrugada de quarta-feira (19). A intensidade das chuvas também mudou o cenário da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Até a manhã desta terça-feira duas das três calhas existentes no vertedouro precisaram ser abertas para escoar o excedente de água. Às 11h, o volume de escoamento era de 10 milhões de litros de água por segundo. Durante a madrugada, a vazão chegou a 11 milhões de litros por segundo e foi a maior registrada desde o início de 2013.
Vinte e quatro municípios foram atingidos. Os temporais causaram a morte de duas pessoas em Laranjeiras do Sul, no centro do Estado. A situação mais crítica é em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde 14 mil pessoas ficaram desalojadas.
[ Informações coletadas pelo Repórter Ronaldo Alves Senes "Berimbau" ]

VEJA TODAS AS IMAGENS REGISTRADAS

Godoy Moreira - Casa tomada pelo rio
Rio Branco do Ivaí - Avenida interditada

Godoy Moreira - Estufas cobertas pelo rio
Grandes Rios - Moradores retiram eletrodomésticos das casas atingidas
Grandes Rios - Casa tomada pelo rio ( Galo e Galinha no telhado da casa )
Porto Ubá - Rio Ivaí
Rio Ivaí 8 metros acima do nível normal
Cataratas do Iguaçu
Rio Branco do Ivaí - Obstrução da Rodovia

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.