quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lacre vai dificultar clonagem de placas nos veículos do Paraná

A partir de junho, os veículos emplacados no Paraná receberão lacre com número de segurança e QR Code com dados para dificultar clonagens e fraudes com carros roubados. A medida, inédita no Brasil, é uma iniciativa da Associação dos Fabricantes de Placas do Paraná (Afaplacas), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Os dispositivos vão indicar o local de fabricação, dados de distribuição e lacração final, realizada somente depois de uma vistoria do veículo. 

“O Paraná, mais uma vez, sai na frente para garantir mais tranquilidade aos motoristas. Com o lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e permitem um controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados nas fábricas credenciadas”, destacou o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad
Segundo o presidente da Afaplacas, Juarez Borges Júnior, o sistema desenvolvido monitora também os decalques e etiquetas usados no emplacamento e o uso do QR Code – código que pode ser escaneado e lido pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e acesso à internet - evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro no veículo no sistema do Detran. 
“É um sistema simples, que vai além do que pede o Departamento Nacional de Trânsito, na resolução 272, de apenas numerar os lacres. O maior beneficiado é o usuário, que não terá aumento de custos para o serviço. Hoje, o valor médio da confecção e instalação do par de placas veicular é de R$ 160,00 e este valor vai permanecer”, adianta Borges.

VEJA MAIS FOTOS E

Nesta terça-feira (14), 132 representantes e fabricantes de placas de todo Paraná estão reunidos em Curitiba para discutir os últimos pontos da implantação do sistema, como entrega dos lacres atuais, inutilizados ou descartados e recebimento dos novos lacres numerados. O prazo para o início de uso desses dispositivos é 1º de junho. 
CURSO – Para atualizar e padronizar os novos procedimentos necessários para a vistoria de instalação do lacre de veículos, feita nas fábricas de placas, o Detran e a Afaplacas organizaram um calendário de cursos regionais. Serão 32 turmas atendidas até dezembro. [ ANP ]

Veja nas fotos como funciona o novo sistema:

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.