quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi


A Santa Missa de Corpus Christi realizada hoje na Igreja Matriz, presidida pelos Párocos Laércio e Sebastião, que celebraram a Festa da Eucaristia. Após a Missa, os fieis acompanharam a procissão pelas ruas da cidade em adoração ao Santíssimo Sacramento. Padre Laércio ao final da celebração, fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na decoração das ruas e a toda a comunidade que participou.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A realização da procissão pelas vias públicas, tem como objetivo testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269, no século XIII pelo Papa Urbano IV, que até hoje é  celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio à 24 de junho. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e beleza.

Richa acompanha festa de Corpus Christi ao lado dos fieis
"Temos um belíssimo dia de sol abençoando esta data. Eu e Fernanda ficamos emocionados em participar deste momento em que muitas pessoas dão o seu testemunho de fé", disse Beto Richa. "É um momento de louvar a Jesus e de orarmos por todas as pessoas de bem, independente da religião”, disse o governador. A festa começou com missa celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, em frente à Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes. Após a missa, Richa e Fernanda acompanharam a procissão pela avenida Cândido de Abreu ao lado dos fieis. O caminho foi enfeitado pelos católicos, que montaram um tapete colorido feito com ferragens, isopor, pó de café. “Esta é uma celebração especial para os católicos, uma oportunidade renovar a fé em Cristo”, afirmou Fernanda. “A procissão é muito bonita, assim como todas as outras feitas aqui em Curitiba". Depois da procissão, houve a bênção do Santíssimo Sacramento em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
[ ANP ]

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.