quinta-feira, 11 de abril de 2013

Indústrias do Paraná mantém liderança na geração de emprego

O nível de emprego industrial subiu 1,4% no Paraná em fevereiro de 2013, em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que a média nacional reduziu em 1,2%. A expansão do Paraná foi a maior do País e a 17ª consecutiva no Estado, contra o mesmo número de quedas seguidas no Brasil. 

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES), divulgada nesta quarta-feira (10/04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza o levantamento em dez estados, mais as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. 

Também no indicador de doze meses terminados em fevereiro de 2013, a indústria paranaense manteve a liderança nacional, em todos os parâmetros do mercado de trabalho pesquisados pelo IBGE. "O resultado confirma o vigor que a indústria paranaense vem exibindo desde 2011, numa autêntica contramão da trajetória descendente verificada no conjunto do País", afirma o economista Gilmar Lourenço, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. 

Segundo ele, a performance do país se dá em razão da reduzida expansão econômica, que é explicada pela queda das exportações, por conta da crise internacional e da orientação macroeconômica contra o investimento mantida pelo governo federal.

[ Folha Web ]

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.