sábado, 11 de março de 2000

Cidade sem Água - Reportagem Completa


SEGUNDO A SANEPAR O PROBLEMA JÁ FOI SOLUCIONADO E NESTA SEGUNDA FEIRA O ABASTECIMENTO SERÁ NORMALIZADO
Imagens da Adutora na lama e rompida
O rompimento de uma adutora da Sanepar num ponto de brejo deixou a cidade sem água, o trabalho para reestabelecer o fornecimento é difícil
VÍDEO - A esquerda imagens exclusivas do local feitas pela nossa reportagem
 Um problema em uma adutora (tubulação) deixou a cidade de Borrazópolis sem água na sexta, 08 de março, 2013, e apesar das equipes da empresa de Saneamento trabalharem continuamente no local, não foi possível reestabelecer o fornecimento de água para a cidade. Na sexta-feira havia previsão de normalidade à noite, mas após o conserto, houve um novo rompimento, e o sábado também foi sem abastecimento. Ao final do dia, houve o conserto, mas um novo problema impediu a empresa de bombear a água da captação para a cidade por intermédio da adutora. Nossa equipe esteve no local, que fica há cerca de 500 metros da capitação no Rio Laranja Doce. O ponto crítico é um brejo por onde a adutora passa e é era praticamente impossível realizar serviços com sucesso. “Nós consertamos a tubulação de ferro, mas ao bombear a água, ela se movimenta na lama e rompe novamente, então decidimos retirar parte da lama e ir colocando cascalho para tentar firmar a adutora e evitar que ela se movimente”Disse um funcionário da Sanepar. A assessoria de imprensa da Sanepar em Curitiba se pronunciou através de uma nota: Veja na íntegra: “A Sanepar informa que está precário o abastecimento na cidade de Borrazópolis por conta de dois rompimentos de tubulação ocorridos neste final de semana. O primeiro ocorreu na sexta-feira e o segundo ocorreu no sábado. O local onde ocorreram os rompimentos é um brejo de difícil acesso. A Sanepar está realizando o calçamento dessa tubulação, colocando cascalho no local. O conserto está sendo feito com apoio da Prefeitura de Borrazópolis. Para amenizar a situação, sete caminhões-pipa estão circulando a cidade, levando água para o reservatório e para a população da cidade. A expectativa é que o conserto seja finalizado neste domingo, com normalização do abastecimento a partir da meia noite” Diz a nota enviada pela Jornalista Thays Poletto, assessoria de imprensa da empresa.  
Luis Carlos Jacovassi - em entrevista a Rádio Nova Era
 O Gerente substituto da Sanepar Regional de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, falou com a Rádio Nova Era, para explicar os transtornos que a cidade vem enfrentado, e alem destas questões do rompimento da adutora, ele falou sobre os caminhões pipas, são oito veículos que estão trazendo água potável de Faxinal para Borrazópolis. Os veículos estão passando pelas ruas, enquanto outros ficam na central da Sanepar, próximo a igreja matriz. “É importante ressaltar que esse foi um problema que fugiu ao controle, e de difícil resolução, vamos ter que fazer um estudo e desviar essa adutora deste banhado, mas fazer isso agora, demoraria ainda mais, por isso estamos fazendo um trabalho paliativo para em seguida adotar as medidas necessárias” Disse o Gerente. Por volta das 13 horas de domingo, 10 de março de 2013, equipes da Sanepar de Ivaiporã, Jandaia do Sul, Apucarana, e Faxinal, trabalhavam no local, isso alem de uma empresa terceirizada com uma escavadeira hidráulica de 26 toneladas, e caminhões da Prefeitura. DESCULPAS- Apesar de ser um problema aleatório e imprevisto, a empresa pediu desculpas a comunidade, e disse que trabalha 24 horas para resolver o problema. RECLAMAÇÕES- Moradores que não entendiam o que estava ocorrendo corriam atrás dos caminhões pipas pedindo explicações, uma senhora que reside na Vila Roma, disse que a última vez que a cidade ficou de 3 a 4 dias sem água, foi no vendaval, que ocorreu há mais de 20 anos, e destruiu a cidade deixando um saldo de 8 mortos. Pessoas que não matem reservatórios em casa, estão em situação ainda mais difícil. NORMALIDADE - Nossa reportagem continua acompanhando, mas no domingo, era difícil prever se as medidas seriam capazes de resolver o problema, e a situação ficou ainda mais complicada com a chuva. Mais informações: telefone para 43 3452-1419, ou pelo www.sanepar.com.br e www.twitter.com/sanepar_pr, ou aqui pelo Blog do Berimbau, ou na Rádio Nova Era, neste segunda-feira, 11 de março, pela programação.  

FONTE: BLOG DO BERIMBAU

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.