quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UM BORRAZOPOLENSE NO VATICANO

Bento XVI dá a Dom João Braz de Aviz título de cardeal, e ele passa a ter direito a voto em caso de escolha de um novo Papa
O papa Bento XVI nomeou neste sábado (18) 22 novos cardeais. Entre eles, o arcebispo emérito de Brasília, Dom João Braz de Aviz. Com um ritual simplificado, nem por isso menos intenso, Bento XVI recebeu os seus escolhidos na basílica vaticana. O papa repetiu a formula em latim para 22 novos cardeais, entre eles o catarinense Dom João Braz de Aviz, de 64 anos, que foi arcebispo de Maringá e Brasília. Único latino americano a receber o titulo de cardeal, Dom João de Aviz ganhou o chapéu eclesiástico e o anel de bento XVI. Desde o ano passado, é o brasileiro com o mais alto cargo no Vaticano, o de prefeito da congregação para os institutos de vida consagrada e apostólica. Sorridente, participou do abraço aos cardeais. O papa, ao reconhecer que não é fácil renunciar à lógica do poder e da gloria, pediu fidelidade e coragem. Pareceu uma discreta referencia aos últimos acontecimentos dentro da cúpula da igreja, em que sumiram documentos importantes e há suspeitas de traição. "Eu ouvi três palavras do santo padre que são muito importantes: buscar o testemunho, buscar a transparência e tratar as pessoas como um pastor trata as suas ovelhas.com a amor e misericórdia. Aquilo que não está correto precisa cair, aquilo que está correto precisa que seja amado e levado à frente", afirmou o cardeal da igreja João Braz de Aviz. Dom João Braz, que já era conselheiro de Bento XVI, entra agora para um dos grupos mais exclusivos do mundo: o dos eleitores do papa. 
Dos 22 cardeais criados neste sábado, 18 tem menos de 80 anos por isso poderão votar num eventual conclave. O Brasil tem agora 10 cardeais da igreja. Seis com direito a voto. Para representar o Brasil na cerimônia de nomeação de D. João Braz de Aviz, a presidente Dilma Rousseff enviou para o Vaticano o seu secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que é católico fervoroso. Dom João faz questão de dizer que é Borrazópolis, na cidade, o pai dele tinha um açougue que funcionava no local onde hoje está loja Veste Bem, ao lado da Casa Dias. Nos fundos, na residência onde morava o ex-vereador Gaspar Reis, era também a casa da família aviz.
(Berimbau)

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.