quinta-feira, 22 de maio de 2014

22/05/1992 - UMA DATA QUE BORRAZÓPOLIS NUNCA VAI ESQUECER...


22 ANOS DE UMA TRISTE DATA...
22 de Maio de 1992, por volta das 17 horas um vendaval arrasa o município de “Borrazópolis” no Norte do Paraná, e a cidade fica no escuro.
Postes e árvores caídos dificultavam o socorro às vítimas. O Corpo de Bombeiros e carros da polícia percorriam as ruas, e familiares desesperados reviravam destroços em busca de feridos.
Durante toda a noite o hospital ficou lotado. Sem energia, médicos e enfermeiros trabalhavam à luz de velas e lampiões de gás. Os casos mais graves eram levados para hospitais de outras cidades (por exemplo em Apucarana que fica a 80 Km de distância).
Só na manhã seguinte foi possível avaliar os estragos. Casas, armazéns, carros destruídos pelos destroços e plantações foram destruídos por ventos de 100 quilômetros por hora.
A estrutura metálica do Ginásio de Esportes ficou totalmente retorcido, no conjunto habitacional Vila Verde, poucas casas ficaram de pé. Paredes e árvores foram arrancadas, coberturas arremessadas para longe. Pedaços de telhas, tijolos, ferros retorcidos e móveis se espalhavam pelas ruas, árvores caídas, Posto de combustível e terminal rodoviário ficou completamente destruído.
No total, 1, 500 mil pessoas ficaram desabrigadas, com centenas de feridos, algumas pessoas ficaram internado com traumatismo craniano e infelizmente 12 mortes onde foram velados na Igreja Matriz.
Os desabrigados foram levados para o Salão Paroquial onde receberam comida e roupas e algumas pessoas foram para casa de parentes.
Toda a comunidade, Vereadores, Professores, alunos e zeladores dos colégios ajudaram as familias no Salão Paroquial.
Para aqueles que perderam tudo, restou a esperança de começar de novo.
O Vendaval aconteceu no dia 22 de Maio de 1992.
uma data que nunca será esquecido pelos borrazopolenses.

FOTOS DO VENDAVAL

Siga nossa página no Facebook

BORRAZÓPOLIS ONLINE - Todos os direitos reservados. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.